Logic X 10.1 traz um layout totalmente refurmulado e novas ferramentas para EDM e Hip-Hop.

 

A última atualização do Logic Pro X 10.1 traz significantes melhorias para diversas áreas do programa e também novos instrumentos e recursos para produtores de música eletrônica e hip-hop. Veja a seguir o resumo dos mais importantes pontos da nova versão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Drummer e Drum Machine Designer

 

O canal gerenciador de grooves "Drummer" ganhou 10 novas personalidades em sua lista nativa. Encontramos agora na lista de categorias do instrumentos as opções "Eletronic" e "Hip-Hop" que por sua vez trazem grooves dos estilos house, techno, trap, dubstep e mais.

 

Os samples e timbres direcionados ao estilo eletrônico e hip-hop são gerenciados por um novo instrumento chamado "Drum Maschine Designer". Ele é uma drum maschine virtual que usa a biblioteca do instrumento Ultrabeat. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando abrimos um kit no Drum Maschine Designer todos os elementos terão canais individuais no mixer e terão uma seleção de efeitos específicos para cada canal. Clicando em qualquer um dos sons carregados no drum maschine designer podemos ver na parte inferior do instrumento os controles destes efeitos, todos já mapeados corretamente.

 

Em resumo este novo gerenciador de samples veio para facilitar e muito a vida dos produtores de hip-hop e música eletrônica.

 

Novo compressor

 

O compressor foi outra ferramenta que ganhou uma atualização bem significativa. Sua interface foi completamente redesenhada e 7 modelos de compressores forão inseridos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os tipos de compressores estão localizados no topo da interface e são eles:

 

 

Platinum Digital - Este é o modelo padrão de compressor do Logic.

 

Studio VCA -  RED da Focusrite

 

Studio FET - 1176

 

Classic VCA - DBX 160

 

Vintage VCA - Buss comp da SSl

 

Vintage FET - outro 1176

 

Vintage Opto - LA-2A

 

 

VCA Fader

 

Os faders VCA podem ser encontrados em algumas mesas de som e servem para agrupar canais. O Logic Pro X já tinha uma opção de agrupamentos de canais chamada "Track Stack" e agora ganha mais essa nova opção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando habilitamos a função VCA Fader para um grupo de canais, será criado no mixer do Logic um novo canal ao lado do canal Master. Este canal por sua vez permite que o grupo agregado ao canal vca possa ter certos aspectos controlados em conjunto como volume, mute e solo.

 

 

Note Repeat e Spot Eraser

 

Estes dois novos recursos são direcionados para MIDI e deixam ainda mais próximo do que seriam as edições de MIDI nas lendárias MPC's. Com o recursos "Note Repeat" podemos configurar a repetição das notas em diferentes grades de tempo. É possível também configurar as alterações dos tempos de repetição para controles de um teclado MIDI como fader ou modulation wheel.

 

 

 

 

 

Já o recurso "Spot Eraser" permite apagar notas MIDI durante a reprodução, assim como se faz via os PAD's nas MPC's da Akai.

 

 

Novos recursos no editor MIDI

 

Duas novidades para o editor MIDI são as funções "Collapse Mode" e "Brush Tool". A primeira permite que somente as notas preenchidas com informações MIDI no piano roll sejam apresentadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda funções apresenta um pincel que pode criar varias notas em sequência de acordo com o valor de quantização configurado.

 

 

 

 

Na sessão "function" do editor MIDI encontramos um novo recurso chamado " time handles" que permite aumentar ou diminuir o tempo das notar em seleção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melotron e wave table para Retro Synth

 

Um novo instrumento virtual foi inserido na biblioteca de sons nativa do Logic Pro X. Abra a library do Logic e procure por "Vintage Melotron". Este equipamento talvez tenha sido um dos primeiros samplers da história já que quando uma nota era precionada uma fita contendo a gravação do instrumento era acionada.

 

O instrumento Retro Synth agora tem o recurso de trabalhar com wavetables. Podemos usar arquivos waves já inclusas ou importar uma de fora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plug-In Manager

 

Agora podemos configurar a lista de plug-ins livremente, incluindo a lista dos plug-ins terceiros. A janela do editor pode ser aberta em preferences>plug-in manager.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Automações por região

 

As automações agora podem ser realizadas também por região e não mais somente no canal inteiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitas outras novidades e correções fazem parte desta atualização 10.1 do Logic Pro X. Veja aqui a lista oficial completa.

PRODUÇÃO MUSICAL
LOGIC PRO X

 

Curso indicado para iniciantes e produtores que buscam um software profissional e moderno contendo milhares de timbres e sons em sua biblioteca nativa. A mais recente versão do Logic Pro X vem com recursos exclusivos para produtores de música eletrônica e hip-hop. Ao término deste curso o aluno estará pronto para produzir sua idéias musicais utilizando uma das mais modernas plataformas do mercado.

 

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Logic Pro X e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.

 

Redes Socias

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

 Rua: Alceu Wamosy, 26, Vila Mariana - CEP: 04105-040 - 

Segunda-Sexta 10:00am-10:00pm, Sábados 09:00am-8:00pm