Controladora para Ableton Live, Push 2, ganha atualização.

 

O mês de novembro trouxe grandes novidades para os usuários do Ableton Live 9. Tanto o programa como o hardware controlador Push receberam atualizações. Neste texto iremos focar apenas as novidades da controladora Push 2, falaremos sobre  a versão 9.5 para Ableton Live em outro post.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nova versão trouxe significativas melhorias facilitando o fluxo de trabalho. O design não mudou muito, peso e tamanho são muito parecidos. O layout foi refinado, os botões são mais finos aprimorando o aspecto tatíl do equipamento. A sensibilidade dos pads também foi melhorada oferecendo maior precisão ao toque e pressão. A iluminação dos textos nos botões está mais nítida e o novo material usado na carcaça não pode ser riscado com facilidade. Abaixo veja as duas versão lada a lado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O novo display está um pouco maior que o anterior e apresenta ilustrações personalizadas que mudam de acordo com a ferramenta ou instrumento em uso. O novo esquema de ilustração lembra muito o sintetizador portátil OP-1 e com certeza cumpre bem o papel oferecendo mais detalhe e facilidade de informações para o usuário. A tela não é sensível ao toque como muitos dos novos equipamentos mais isso não é realmente algo necessário para o Push 2. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com tantas luzes e este novo display rico nos detalhes o novo Push não pode ser 100% utilizado somente conectado via USB. O uso de uma fonte externa de alimentação é necessária para que o controlador funcione em modo completo. Caso ocorra algum acidente com o cabo de energia durante uma apresentação o novo Push não desliga, apenas ficará com funções basicas disponíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portas MIDI não estão disponíveis nesta versão, quando existir a necessidade de usar o novo Push para controlar um modulo externo a conexão MIDI terá que ser realizado com ajuda do computador e alguma interface com porta MIDI disponível.

 

Outro grande destaques da versão 2 para o Push foi o modo de sampling integrado. O display apresenta  o gráfico de um sample da mesma forma que as lendárias MPC's e outras funcionalidades como slice, looping, pitching e timming também estão disponíveis. Na verdade tais funções foram agregadas no instrumento Simpler do live 9.5. O novo Simpler é o motor por traz dos recursos de sampling que a Push 2 traz e falaremos mais sobre ele em outro post dedicado as novidades da versão 9.5 para Ableton Live. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concluindo, a nova Push é realmente melhor em muitos aspectos em relação a sua versão anterior. Quem já pode por as mãos na nova versão garante que a diferença de toque e precisão são muitos perceptíveis.  Agora vale saber se o investimento de 799U$ em uma nova controladora vale a pena, lembrando que todos os recursos que ela oferece podem ser realizados com teclado e mouse.

 

Veja a seguir o video de apresentação para Push 2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

algumas fotos por createdigitalmusic.com

 

 

 

PRODUÇÃO MUSICAL
ABLETON LIVE 9 - LEVEL 1

 

 

Curso indicado para iniciantes, dj's e produtores que buscam um conhecimento completo e prático sobre gravar, editar e tocar músicas com Ableton Live. Ao término deste módulo o aluno estará apto a montar seu próprio home-estúdio e produzir sua idéias musicais utilizando os recursos e ferramentas que o Ableton Live oferece.

 

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Ableton Live 9 e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.