Ableton Link.

 

Já faz algum tempo que dispositivos como iPad e iPhone vem sendo utilizados dentro do processo de produção, seja para controlar os softwares ou para criar sons. Novos desenvolvedores de aplicativos para fins de composição musical cresce a cada mês e marcas famosas como Akai, Korg e Arturia  já entraram na jogada com seus App's.

 

 

 

E onde entra o Ableton Live em tudo isso? A versão 9.6 do programa trouxe entre as novidades a tecnologia Link. Com Link é possível sincronizar todos os dispositivos que estiverem conectados na mesma rede wireless para que toquem no mesmo tempo.

Não é preciso nem mesmo criar uma rede ou algo do tipo, tudo acontece via a rede local que estiver online. A comunicação Link funciona também para computadores MAC e Windows.

A configuração ocorre de forma muito simples. Abra as preferências do Ableton Live 9 e siga até a aba Link/MIDI. Lá clique no botão da opção "Show Link Toggle" e deixe como "Show".

Feche a janela de preferências e verifique que agora o botão Link estará disponível no canto superior esquerdo da tela.

Clique no botão Link e deixe-o habilitado permitindo o sincronismo com os demais dispositivos. A seguir faça o mesmo processo em todos os computadores que vão tocar sincronizados. Verifique se todos estão conectados na mesma rede wireless e assim que algum computador disparar o Ableton Live os demais iram seguir-lo de forma sincronizada.

Para os App's em iPads e iPhones apenas deixe a opção Link habilitada e tudo acontecerá igual. Lembre-se de verificar quais App's já estão rodando com a tecnologia Link. A lista pode ser vista aqui.

Ableton Live 9 e BeatSeeker