BassLine Plugin: Os melhores de 2018

Instagram

Sua música está soando sem energia ou força, e você não tem idéia de como resolver isso?

 

Na maioria dos casos isso significa que provavelmente o problema está no baixo.

 

Quando estamos em um club ou um show de rock, a força das músicas vem da região de frequência mais grave. Tais frequências são produzidas principalmente pelo baixo, ele que nos faz sentir aquele peso na música. Sem o grave a música soaria muito vazia e fraca.

 

Conseguir criar uma boa linha de baixo nas suas produções pode ser o fator que definirá se ela será bem aceita ou não.

 

Então a questão aqui é, como chegar a este som de baixo perfeito?

 

O primeiro passo sem dúvida é escolher a fonte que irá gerar o timbre do baixo, o que significa procurar usar os melhores plugins para o trabalho.

 

Para nossa sorte, existe uma grande variedade de ferramentas de baixo no mercado, especializadas para diferentes tipos e variações.

 

Neste guia vamos listar alguns dos melhores plugins de baixo para gerar timbres deste multi-sampleados, baixos sintetizados e soluções para graves mais futuristas.

 

 

Algumas considerações:

 

Antes de entrarmos nos detalhes técnicos, há alguns termos com os quais você precisa se familiarizar para entender completamente as informações abaixo.

 

Instrumentos Multi-Sampled: estes instrumentos são compostos de muitas amostras e camadas gravadas do mesmo instrumento.

 

Por exemplo, um piano seria gravado várias vezes na mesma nota para capturar as diferentes velocidades e timbres que cada variação cria.

 

Uma coisa a ter em conta: como esses instrumentos são baseados em uma enorme biblioteca de amostras, eles geralmente exigem muito espaço no disco rígido, por isso, é recomendável instalar as bibliotecas em um disco rígido externo.

 

Por causa do tamanho, você também precisa garantir que o disco rígido tenha uma velocidade de transferência rápida, de preferência com um cabo de transferência preferencialmente USB 3.0. Não são unidades baratas, portanto, inclua isso em seu orçamento ao considerar um VST com vários instrumentos de amostragem.

 

Muitos produtores utilizam o disco rígido LaCie Rugged, que é muito portátil, rápido e durável.

 

Instrumentos de Sintetizador de Software (VST): plugins baseados em sintetizador reproduzem sons usando uma variedade de formas de onda digitais para recriar sons de instrumentos realistas ou sons graves modernos. Eles não exigem muito espaço no disco rígido e, na maioria dos casos, podem ser instalados no seu computador sem a necessidade de se preocupar com armazenamento extra.

 

Emulações de Synth: muitas das ferramentas do nosso guia são tentativas de reproduzir o som de sintetizadores de hardware famosos ou instrumentos reais de baixo, como fender, jazzbass, etc… Embora seja difícil reproduzir exatamente o som e o caráter das máquinas analógicas originais, alguns desenvolvedores de software chegaram bem perto do ponto em que é difícil saber a diferença! Os que incluímos são algumas das melhores emulações de sintetizadores clássicos de baixo.

 

Vamos agora então ao guia.

1. Trilian por Spectrasonics [299 USD]

Principais características:

  • Um dos plugins graves mais abrangentes do mercado.

  • Personalização fácil e interface amigável.

  • Enorme biblioteca de sons (34 GB).

  • Mais de 200 parâmetros de efeitos.

  • Camada de até 8 patches.

Embora tenha sido lançado em 2009, o Trillian ainda é um dos plugins de baixo mais versáteis, avançados e abrangentes disponíveis no mercado.

Isso ocorre porque essa ferramenta possui uma enorme biblioteca de baixos acústicos e réplicas de sintetizadores de hardware, como o Moog, o Yamaha CS-80 ou o Dave Smith Tetra.

 

Com mais de 34 GB de instrumentos de amostra, você não encontrará uma biblioteca mais abrangente de plugins de baixo no mercado. Todos esses instrumentos também podem ser expressos em variações de estilo diferentes, como fingered, picked, fretless, slapped, silenciado e muitos mais.

Uma característica incrível é a capacidade de combinar até oito diferentes patches ao mesmo tempo, todos com seus parâmetros e modulações individuais.

Se você é iniciante em busca de alguns sons rápidos de baixo, ou um experiente projetista de som procurando pelo plugin mais poderoso deste tipo, qualquer um pode usar este versátil plugin!

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU e AAX.

https://www.spectrasonics.net/products/trilian.php

2. Substance by Output [199 USD]

Principais características:

  • Mecanismo exclusivo de 3 camadas para criar linhas de baixo futuristas.

  • Quatro controles deslizantes macro centrais para controlar os principais parâmetros em tempo real.

  • Arpeggiator avançado.

  • Menu predefinido com mais de 300 predefinições e marcação inteligente.

  • Atribuir efeitos a cada camada ou diretamente na guia global.

A marca Output é famosa por criar plug-ins revolucionários não convencionais, como Exhale, Signal e Analog Strings.

 

O Substance é o novo e poderoso motor de graves. Ele foi projetado para combinar baixos elétricos e acústicos altamente processados ​​com instrumentos de metais, massive polysynths e sintetizadores analógicos, tudo em um único instrumento.

Se você é apaixonado por criar novos sons experimentais e poderosos, essa é a ferramenta perfeita para você.

O segredo por trás dessa ferramenta é a capacidade de combinar até três camadas de fontes sonoras variadas e combiná-las com efeitos, filtros e modulações. Prepare-se para experimentar!

Como resultado, não espere que esse plug-in reproduza um baixo acústico realista, mas sim amplie os limites do que foi feito com o design de baixo eletrônico.

Requisitos do sistema: disponível para Windows e Mac. É executado no Kontakt ou Free Kontakt player versão 5.5.1 ou superior.

https://output.com/products/substance#audio-demo-scollto

3. Bassline – 101 by TAL [60 USD]

Principais características:

  • Emulação de sintetizador de baixo monofônico do Roland SH 101.

  • Filtro de passagem baixa e resolução de 24 dB com auto-oscilação, envelopes ADSR, controles LFO.

  • Modo de voz polifônico 6.

  • Arpejador e seqüenciador embutidos.

  • 300 presets na ponta dos seus dedos.

 

Em 1982, o Roland SH 101 nos deu algumas linhas de baixo incríveis, fortes e fortes. Esta excelente emulação digital capta lindamente o espírito do original.

Seus osciladores produzem um som bruto e analógico sem o uso de qualquer amostra. Para complementar a qualidade dos osciladores, os efeitos e filtros adicionam um polimento suave para modelar o som ao seu gosto.

Apesar de ser uma ferramenta monofônica, a TAL também adicionou um novo recurso polifônico, que permite operar usando até seis vozes para um som mais rico.

Embora você não espere encontrar a riqueza de um Minimoog ou o som do SH 101 original, ele ainda traz muita personalidade e um som sólido por um preço acessível.

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU e AAX.

https://tal-software.com/products/tal-bassline-101

4. Bass Line 3 by Audiorealism [95 USD]

Principais características:

  • Emulação acessível e poderosa do Roland TB-303.

  • Wave analizer para transcrever seus 303 padrões.

  • Real-Time Randomizer.

  • Prático mapeando dos parâmetros para um controlador MIDI.

 

Como outro plugin projetado para emular o icônico Roland TB-303, esta alternativa digital oferece o mesmo som rico do original. Ele também introduziu novos recursos úteis, como o analisador de ondas e o randomizador.

Essa ferramenta permite que você tenha uma abordagem prática, semelhante ao original, mapeando parâmetros como corte, ressonância e outros controles familiares para o seu controlador MIDI preferido.

Isso é muito útil se você planeja tocar ao vivo ou gravar padrões e variações em tempo real. Mesmo a criação de padrões no seqüenciador de passos é extremamente simples e intuitiva.

 

Se você é fã desse som ácido 303 e não está pronto para investir em um vintage, essa será uma alternativa confiável e de qualidade!

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU e AAX.

https://www.audiorealism.se/audiorealism-bass-line-3.html

5. SubBoomBass2 by Rob Papen [99 USD]

Principais características:

  • Motor de som moderno para graves profundos.

  • Formas de onda exclusivas derivadas de amostras inclinadas de diferentes instrumentos.

  • Modo de edição fácil, ideal para ajustes rápidos e iniciantes.

  • Predefinições de alta qualidade oferecem sons incomuns.

  • Sequênciador interno e modo de modulação livre.

 

Projetado pelo designer de som de classe mundial Rob Papen, o SubBoomBass não é o seu tradicional plugin de som com som orgânico.

Com sons gerados a partir de formas de onda incomuns, derivadas de amostras reduzidas, você pode esperar atingir um boom exclusivo e profundo.

Além das opções e efeitos básicos de VST, ele apresenta um novo recurso “Wave-Sequence” para abrir novas possibilidades sonoras para seus sons.

Além disso, possui um "Easy Edit" muito útil que reduz o número de controles para ajustes rápidos e é ideal para produtores iniciantes.

Você também pode tocar com o seu seqüenciador ou com o “modo de modulação livre”, que oferece LFOs e envelopes adicionais para atribuir a vários parâmetros de sua escolha.

Se você faz hip-hop, R & B ou qualquer outro gênero proeminente de baixo, este plugin será uma adição sólida ao seu arsenal.

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU e AAX.

https://www.robpapen.com/subboombass.html

6. Cyclop by Sugar Bytes [99 USD]

Principais características:

  • Gerador de oscilação único ideal para criar sons graves incomuns.

  • Motor monofônico.

  • Edição profunda e controles de modulação.

  • Sequênciador de portões, sequênciador de 16 passos e um gravador de automação.

  • Oito slots FX programáveis.

 

O Cyclop é um sintetizador de baixo digital monofônico, projetado para produzir baixos sonoros digitais em futurists e gordos.

 

O recurso que se destaca nessa ferramenta é o knob wobble, que permite escolher entre uma seleção de formas de LFO para modular os parâmetros de sintetizador e filtro a uma taxa sincronizada de tempo.

Para ajustes adicionais e desconexão de som, você pode ativar o seqüenciador de 16 etapas ou o registrador de automação.

Quando estiver pronto para levar este plug-in para novos locais, você também pode começar a importar suas próprias amostras como wavetables! Mas não se preocupe, se você não gosta de edição profunda, pode tocar com mais de 800 presets!

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU e AAX.

https://sugar-bytes.de/cyclop

7. Scarbee Rickenbacker Bass by Native Instruments [99 USD]

Principais características:

  • Emulação nítida e detalhada do Rickenbacker 4003 Bass, ideal para pop e rock.

  • Escolha entre os modos de reprodução palm-muted e open picked para um desempenho realista.

  • Adicione correntes exclusivas de efeito Kontakt e o exclusivo Jump Amp para potência e trituração adicionais.

 

À medida que entramos na esfera dos baixos orgânicos, não há dúvida de que a série Scarbee da Native Instruments é a melhor emulação do mercado.

Emulando o mundialmente famoso Rickenbacker 4003, que é considerado um dos melhores recordes de pop e rock da história, este instrumento multi-sampleado Kontakt oferece o mesmo caráter e versatilidade do instrumento original, enquanto traz novas variações sonoras.

O instrumento meticulosamente gravado pode ser reproduzido usando vários estilos de reprodução.

Seu som é alimentado por um recém-desenvolvido Guitar Rig Jump Amp e instrumentos nativos de qualidade, EQs, compressores e saturadores.

Se você está procurando aquele som Rickenbacker autêntico para seus álbuns pop, rock e orgânicos, não há como errar com essa escolha. Certifique-se também de verificar outras variações de Scarbee da Native Instruments.

Requisitos do sistema: disponível para Windows e Mac. É executado no Kontakt ou Free Kontakt player versão 5 ou superior.

https://www.native-instruments.com/en/products/komplete/guitar/scarbee-rickenbacker-bass/

08. ManyBass by Manytone [140 USD]

Principais características:

  • Possui uma biblioteca de 2,4 GB de instrumentos multisampled, com um mecanismo de controle de sintetizador.

  • Os sons são divididos em profundos, gordos e variações suaves, com várias técnicas de reprodução.

  • Carregue até quatro articulações diferentes e alterne entre elas sem problemas.

  • Construído em amplificadores e emulações de gabinete, bem como um rack de efeitos.

 

Como o nome sugere, o ManyBass é um instrumento projetado para criar sons de guitarra baixo de ponta.

A capacidade de escolher a partir de baixos multi-amostrados, ou começar com uma forma de onda crua para fazer sons graves sintéticos, torna esta ferramenta muito versátil.

Algo único neste plugin é a capacidade de carregar até quatro articulações diferentes e alternar entre elas usando o keyswitching ou MIDI.

Para fazer com que esses sons se encaixem perfeitamente na sua mixagem, você tem uma seleção de mutações de amplificadores e gabinetes e um rack de efeitos para adicionar uma vantagem extra ao seu som.

Depois de esgotar as opções, você também pode comprar pacotes adicionais com instrumentos extras.

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST e AU.

http://www.manybass.com/index.php

09. Modo Bass by IK Multimedia [299 USD]

Principais características:

  • 12 emulações clássicas de baixos na ponta dos seus dedos.

  • Por ser um sintetizador, ele não requer muito espaço de armazenamento em comparação com os instrumentos com várias amostras.

  • Super fácil de usar e flexível para programar.

  • Estilos de tocar Finger, Pick e Slap e força de reprodução ajustável, escolha de direção, estilo slap, posicionamento da mão esquerda, ruídos do tocador e quantidade de silenciamento.

 

Você pode escolher entre 12 emulações de baixo elétrico clássicos diferentes, todas ajustáveis, para fazer parecer que o instrumento real está em suas mãos.

Você pode encontrar todos os recursos de outros competidores multi-amostrados, como estilos de tocar, slide, silenciamento, posição de escolha, vibrato, posicionamento das mãos e ruídos dos tocador sem a dor de ter que carregar grandes bibliotecas de samples.

É difícil acreditar que um sintetizador possa soar tão próximo de um instrumento real, mas neste caso a IK Multimedia foi além do que já foi feito neste campo.

Requisitos do sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU e AAX.

http://www.ikmultimedia.com/products/modobass/

10. Ample Bass P Lite 2 by Ample Sound [FREE]

Principais características:

  • Solução fácil para alcançar sons orientados para o rock e o groove.

  • Escolha entre mais de 12 estilos de tocar, palm mute, slap, slide legato, para uma sensação mais realista.

  • Emulação do Fender Precision Bass.

 

Se você precisa de um ótimo plugin de baixo elétrico que simplesmente faça o seu trabalho, e não queira investir em uma das outras bibliotecas maiores e nas opções listadas acima, você pode contar com o Ample Bass P Lite 2 grátis.

Emulando o icônico Fender Precision Bass, é o companheiro perfeito para gêneros de sons mais orgânicos, como estilos pop, rock e groovy.

Existem mais de 12 articulações realistas que você pode escolher, que dão ao som uma sensação realista. O motor também adiciona automaticamente articulações como tapa nas cordas ou no corpo, e ruídos dos tocadores (o que aumenta o realismo).

Requisitos do Sistema: Disponível para Windows e Mac como VST, AU, AAX ou Standalone.

http://www.amplesound.net/en/pro-pd.asp?id=19

Conclusão


Como você pode ver, há uma enorme variedade de plugins Bass no mercado, todos com suas próprias características e recursos exclusivos.

Ao listar-las para você, esperamos passar uma boa idéia de quais serão as opções mais adequadas para você.

 

Recomendamos fazer o download das versões demmo que você deseja testar em suas produções para realmente ter uma ideia do seu som e potencial antes de investir nelas.

 

Agora é só partir para as produções!!!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram