Nova linha de controladores para DJ Pioneer.

INSTAGRAM

Seguindo na contra mão das últimas notícias (uma suposta saída da empresa Pioneer Dj do mercado mundial), a Pioneer DJ lançou nos últimos meses dois novos modelos para linha de controladores série DDJ. A seguir vamos conhecer as principais características de cada um e, esclarecer pontos importantes que sempre geram dúvidas.

DDJ 200

A DDJ 200 foi o último modelo lançado e veio para completar a nova série DDJ de controladores da Pioneer. É a mais simples e portátil da série trazendo um layout muito parecido com a sua superior DDJ 400 mais com tamanho reduzido.

Os controles que a DDJ 200 traz são os básicos e fundamentais para uma boa experiência de djing. Temos na sessão dos player os botões de play/cue, controles de tempo, os jogs wheel e 8 pads para performance. Já na sessão do mixer temos 2 canais com crossfader, controles de volume, equalização, FX e botões para pontos de escuta dos fones. 

A DDJ 200 possibilita o uso de um aplicativo para DJ utilizando-se de um table (iPad), celulares (iPhone/Android) como também um computador (PC/Mac). Os 4 aplicativos que podem ser usados com a DDJ 200 são:

WeDJ (iPhone)

Djay (iPhone/iPad)

Edjing Mix (iPhone/Android)

Rekordbox DJ (PC/Mac)

Dependendo do aplicativo e dispositivo utilizado é possível tocar músicas baixadas nos próprios dispositivos ou serviços de stream como Beatport Link, Soundcloud Go+, Spotify e mais.

No quesito conectividade temos apenas uma porta USB na parte trazeira da DDJ 200.

O cabo USB (já incluso) é responsável pela alimentação de energia do controlador e pode ser usado com um adaptador direto na tomada ou power bank. A parte de áudio fica por conta do próprio dispositivo (iPhone, Android, iPad ou computador). No caso dos celulares a DDJ 200 traz um cabo tipo P2 estéreo com duplicador. Por este cabo conseguimos jogar em uma das saídas o som geral master  e pela outra conectamos o fone para pré-escuta. Os sinais emitidos para os dispositivos com os controles da DDJ 200 são transmitidos via bluetooth e não apresentam delay.

Concluindo, a DDJ 200 é uma ótima opção para quem esta começando a estudar e praticar as técnicas de discotecagem. Seu preço nos EUA é de U$ 150,00 e deve chegar por aqui por menos de R$ 1.000,00.

DDJ 800

A DDj 800 é um modelo mais avançado da linha intermediária de controladores.

Todo layout deste controlador, incluindo quantidade de saídas e entradas de audio, foram projetados como nos CDJ/XDJ e mixers linha profissional Club-Standard Pioneer.

Na sessão dos players encontramos um display no centro dos jog wheels, dando assim um feedback de informações como BPM, tempo restante e waveform direto no controlador. A sessão do controle de tempo vem no tamanho full-size igualmente aos CDJ 2000 Nexus.  

Na sessão do mixer temos tudo que um mixer analógico da linha Club-Standard Pioneer oferece. Os dois canais do mixer embarcados no DDJ 800 trabalham com entradas line/phono e permitem conexão de equipamentos externos como CDJ ou toca-discos. Temos saídas do tipo RCA e XLR para saída master. Saídas independentes para caixas de retorno (BOOTH) tipo P10 estão presentes. Para microfone temos duas entradas independentes, uma delas do tipo XLR e outra do tipo P10. Uma outra entrada encontrada é a auxiliar do tipo RCA.

O mixer ainda traz a sessão de efeitos com 14 diferentes FX, incluindo também os color FX encontrado nos mixers da linha DJM 800 e 900.

Claro que todas essas vantagens geram um custo a mais no final para o equipamento. Nos EUA o DDJ 800 é oferecido a U$ 899,00. Aqui no Brasil este controlador cai muito bem para DJs ou entusiastas que precisam de um equipamento profissional com maiores possibilidades e recursos em relação ao modelo mais popular.

E já que tocamos no assunto do modelo mais popular, DDJ 400, vamos a seguir falar um pouco mais sobre ele.

DDJ 400

O modelo DDJ 400 da série de controladores Pioneer é a mais popular atualmente aqui no Brasil. Essa é a principal escolha dos nossos alunos formados nos cursos de DJ. A DDJ 400 já entra na linha de controladores profissionais e vem com uma licença do software Rekordbox DJ inclusa.

O layout do DDJ 400 foi projetado de forma similar as características dos produtos linha Club-standard Player Pioneer. As sessões Sound Color FX e Beat FX encontrados no mixer DJM-900NXS2 também estão presentes no mixer de 2 canais do controlador DDJ 400.

Neste modelo não temos conectividade com celulares e tablets.​ A conectividade é realizada apenas com computadores e o software Rekordbox DJ. Temos internamente na DDJ 400 as saídas de audio, uma entrada de microfone e saída exclusiva para os fones do tipo P2 na parte frontal.

Os controles oferecidos pelo DDJ 400 são mais completos em relação ao modelo anterior 200. Um exemplo é a sessão de controles para o fone de ouvido. Estes já se encontram fisicamente no controlador, na sessão mixer.  No modelo DDJ200 tais controles são ajustáveis apenas pelos softwares.

A alimentação de energia é realizada diretamente pela conexão USB. As saídas master da DDJ 400 são apenas do tipo RCA. A entrada para microfone é do tipo P10 e não XLR, fique atento a isso caso for utilizar um microfone. Um ajuste de volume de entrada para a entrada de microfone é oferecida.

Na sessão player do DDJ 400 temos acesso aos botões para looping, memory points, jog wheels, tempo, play/cue, 8 pads e shift para acesso a funções secundárias dos botões. No mixer temos também os controles de ganho de volume por canal (trim), filtro por canal, controles de volume e mix dos fones e botões do browser.

Atualmente o DDJ 400 é a melhor opção para DJs que precisam de um equipamento um pouco mais profissional sem gastar muito dinheiro. Aqui no Brasil este modelo sai em média por R$ 1.500,00.

As informações completos sobre cada modelo apresentado acima pode ser encontrado no site da Pioneer DJ.

Esperamos que essas informações os ajudem a conhecer um pouco mais sobre a linha atual de controladores para DJs oferecidos pela fabricante Pioneer DJ.

Você tem maiores dúvidas sobre este assunto? Deixe sua mensagem abaixo nos comentários.​

Equipe IME.

 

Redes Socias

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

 Rua: Alceu Wamosy, 26, Vila Mariana - CEP: 04105-040 - 

Segunda-Sexta 10:00am-10:00pm, Sábados 09:00am-8:00pm