Conheça as novidades da nova versão 10.1 para Ableton Live.

Instagram

O Ableton Live 10.1 é uma atualização gratuita para os proprietários do Live 10 que fornece novas ferramentas e recursos para criar, editar e finalizar suas músicas.

Veremos a seguir os detalhes de cada novidade que a versão 10.1 trouxe, vamos  nessa!

 

User wavetables

A primeira das atualizações são "wavetables user".   Agora você pode importar qualquer arquivo de áudio como uma wavetable personalizada no novo sintetizador Wavetable do Live.  Você pode importar qualquer sample e o Wavetable se encarrega de processá-la.

Channel EQ

 

10.1 adicionou um novo efeito de áudio, o Channel EQ. O Channel EQ é como um equalizador minimalista. Realmente útil para ajustes rápidos, apenas rápidas de pré-mix por exemplo. Embora seja bastante simples, Ableton realmente se concentrou nas principais coisas de que você precisará.

Delay
 

O segundo efeito de áudio que a versão 10.1 adicionou  é um novo delay, apropriadamente chamado de "Delay". É como um híbrido entre os instrumentos nativos do Ableton "Simple Delay" e o "Ping-Pong Delay". Na verdade, eles foram substituídos, pois nem o "Simple Delay" nem o "Ping-Pong Delay"  aparecem mais no navegador do Ableton.

Novos recursos de automação


Temos uma grande reforma no setor de automação, com uma tonelada de novos recursos e possibilidades criativas. Se você estiver no modo de automação e selecionar alguma porção de tempo em um canal ou canal de automação, clique com o botão direito do mouse para revelar 10 novas formas que podem ser inseridas. Isso significa que agora você pode obter detalhes do tipo LFO loucos ou curvas antes não vistas.

Zoom e rolagem


Temos vários novos atalhos de teclado para aplicar zoom, rolagem e, geralmente, organizar as coisas exatamente como você deseja. Para que isso funcione, você deve certificar-se de que o modo de Teclado MIDI do Computador esteja desativado.

Tecla H
No arranjo, a tecla H fará com que todos os seus canais se ajustem ao espaço disponível na tela vertical.
No Editor de notas MIDI, a tecla H dimensiona verticalmente a região que possui notas.
No canto superior direito, você também pode ver que há um botão para isso e o mesmo é MIDI mapeável.
Tecla W
Pressionar a tecla 'W' no arranjo ajustará a música inteira à vista.
Pressionar a tecla 'W' no MIDI ou no Editor de samples ajustará as coisas dentro do clipe para que você possa ver tudo o que existe horizontalmente.
Há também um botão W MIDI mapeável ao lado do botão H.
Tecla Z / X
As teclas Z e X aumentam e diminuem o zoom de uma seleção, permitindo que você veja ampliado rapidamente e, em seguida, retome o trabalho no mesmo estado ampliado em que estava.
Isso também funciona no editor MIDI.
Teclas +/-
Você pode usar Option ou Alt com as teclas + e - para ampliar a altura da trilha no arranjo. Isso funciona em canais únicos ou múltiplos.
Pressionar Option ou Alt e as teclas '+' ou '-' na exibição Detalhes alterará a altura dos canais de automação.
Tecla F
Quando você está no modo de automação, pode revelar os "Clip Fades" pressionando a tecla F.
S-Key
A tecla S ativa a função "solo" dos canais na tela de sessão e arranjo.
U-Key
Pressionar a tecla 'U' no arranjo abre e fecha os canais selecionados. E a função Option+Alt+clique também faz po mesmo.
Aqui está uma dica! Pressionar as teclas Option+Alt+'U' no arranjo irá abrir todos os canais do mesmo tipo, deixando as outras intocadas.

Freezando canais contendo sidechain


Antes você não conseguia freezar um canal contendo um roteamento de sinal do tipo sidechain, mas agora pode!

Suporte a plugins VST3

Você pode ativar o suporte a plugins do tipo VST3 nas Preferências do Live.

Exportar faixas ou grupos com retorno e efeitos principais aplicados


Por último, mas não menos importante, você pode exportar canais ou grupos com os efeitos de retorno e master aplicados. Isso pode ser útil se você estiver procurando por remixes ou se estiver planejando mixar em outro programa.

Essas são as novidades que temos na versão 10.1 do Ableton Live e esperamos as mesmas os ajudem a melhorar ainda mais seu fluxo de trabalho.

Equipe IME.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
 
PRECISA DE AJUDA?

Entre em contato

Via Whatsapp:

+55 11 98364-2226

Ou pelo Telefone:

+55 11 3895-8085
 

E-mail: contato@ime.mus.br

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

IME - Instituto de Música Eletrônica

Rua Alceu Wamosy,26, Vila Mariana, São Paulo - SP

CEP: 04105-040

CNPJ 28.085.530.0001-07

FADER BRANCO.png