VocalSynth: o novo super vocoder da iZotope.

 

Hoje em dia, é quase impossível escutar uma música do estilo eletrônico que contenha vocal sem que a mesma não tenha sido processada por algum tipo de vocoder.  Por muitas vezes os efeitos são procedentes de um equipamento externo como o Roland VT-3 ou os famosos TC-Helicon, e em outros casos são efeitos vindos de plug-ins virtuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste mês de junho a empresa iZotope lançou seu mais novo software para efeitos em vocais, o Vocal Synth. Este é o segundo plug-in da empresa direcionado para trabalhos em vocais, o primeiro chamado Nectar traz ferramentas para mixagem de voz como equalização, de-esser, compressão, etc. Já a proposta do novo VocalSynth é trazer para o produtor diferentes efeitos em um único plug-in.

 

Após a instalação da versão demo (10 dias para teste) conseguimos em poucos minuto atingir resultados bem legais. A interface do VocalSynth é simples e intuitiva, tudo dividido e organizado em três sessões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na parte superior encontramos os presets de fabrica que podem nos servir como um ponto de partida para alguma idéia. Ao lado esquerdo superior temos o primeiro módulo "pitch correction" que permite correções de pitch ou ajuste de tonalidades para um melhor encaixe da voz de acordo com o tom da música. Este efeito é muito comum nos vocais e traz aquela sonoridade já bem conhecida do software "Auto Tune". 

 

Em "key" podemos escolher a nota fundamental de acordo com a escala usada da música, por exemplo, se a música está na escala maior de dó podemos selecionar exatamente esta nota para as correções do vocal. Escolhendo o modo "custom" você pode deixar habilitada apenas as notas que fazem parte da escala usada na música. Logo abaixo temos os controles que permitem ajustar uma correção mais forte ou  mais leve e também a faixa de frequência de atuação.

A parte central apresenta o espectrum da voz com dois importantes controles a direita, o "dry/wet" e "output" responsáveis pela quantidade de efeito que será misturado na voz e a quantidade de volume de saída do vocoder.

Seguindo para a sessão central do VocalSynth encontramos 4 diferentes geradores de efeitos (Polyvox, Compuvox, Vocoder e Talkbox) e mais um VoiceGenerator (Voices).

Aqui podemos usar cada gerador de efeito de forma independente ou conjunta. Para ativar-los apenas clique no pequeno botão "on/off" ao lado do nome. O gerador "Polyvox"  é um pitch-shifter polifônico capaz de criar harmonizações orgânicas na voz. Ele é capaz de gerar somas de vozes em diferentes tons criando um efeito como de um coro de vozes ou backin vocal.

No gerador "Vocoder" podemos explorar diferentes texturas robóticas que vão desde clássicos hardwares até modernos vocoders digitais. O vocoder opera em três modos básicos que são: Smooth, Vintage e Hard.

O gerador "Compuvox"  cria sons de vocais computadorizados a partir de uma antiga tecnologia conhecida como (LPC) ou Linear Predictive Coding. O resultado sonoro deste gerador é muito semelhante a brinquedos eletrônicos como Speak n Spell. O album "Computer World" do Kraftwerk lançado em 1981 também utilizou muito este tipo de voz computadorizada.

O efeito criado pelo quarto gerador "Talkbox" podem ser facilmente reconhecidos ouvindo músicas como "Livin On A Prayer" do Bon Jovi ou "Harder, Better, Faster, Stronger" do duo Daft Punk. Originalmente este efeito é criado a partir de um pedal também chamada talkbox e um tubo de PVC conectado ao mesmo. Aqui três modos podem ser confugurados para diferentes resultados, são eles Dark, Classic e Bright. 

Ainda na sessão central do VocalSynth temos o recurso "Voices" que permite adicionar até 3 vozes em cima da original com diferentes intervalos para cada.

Por fim temos a sessão de efeitos na parte inferior do VocalSynth contendo 5 diferentes efeitos, são eles: Distort, Filter, Tranform, Shred e Delay.

 

 

 

 

A conclusão final sobre o novo plug-in da iZotope é que ele atende bem a sua proposta, os diferentes geradores somados a sessão de efeitos abrangem quase todos os recursos mais utilizados para trabalhar texturas de vocais. 

Assista a seguir o vídeo oficial de apresentação do VocalSynth e fique atento, até o dia 16 deste mês você pode adquirir-lo com desconto no site da iZotope.

 

Redes Socias

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

 Rua: Alceu Wamosy, 26, Vila Mariana - CEP: 04105-040 - 

Segunda-Sexta 10:00am-10:00pm, Sábados 09:00am-8:00pm