Precisando de uma força na hora de criar alguns acordes?

Que tal tocar lindas progressões de acordes mesmo sem ter muito conhecimento sobre música? O instrumento SchwarzonatorII é capaz de tornar isso um pouco mais possível.

O produtor e DJ Henrik Schwarz, Berlim, é o desenvolvedor do SchwarzonatorII e sempre teve um ouvido para a música, mas nunca estudou com instrumentos tradicional ou teoria musical.

 

O computador sempre foi sua arma de escolha mas como um artista eletrônico que adora se apresentar com músicos ao vivo, ele precisava ser capaz de encontrar as notas certas rapidamente em suas apresentações. Henrik usou então o Max for Live para construir o Schwarzonator, que ele agora atualizou e relançou como SchwarzonatorII.

A proposta do SchwarzonatorII é ajustar automaticamente as notas MIDI tocadas em um controlador a uma escala musical selecionada. Com este ajuste automático é praticamente impossível tocar notas erradas, seja lá qual você estiver tocando no teclado. Também é possível construir linhas de acordes tocando apenas uma nota no teclado MIDI.

Um outro dispositivo complementar, chamado 'The Little Brother', vem junto ao SchwarzonatorII e permite que outros canais MIDI do projeto sigam a mesma escala escolhida no SchwarzonatorII. 

Assim podemos "travar" os canais de instrumentos que tiverem o The Little Brother insertado na mesma escala do canal com o SchwarzonatorII. Alterando o "Chord Set" no SchwarzonatorII todas as instâncias do Little Brother seguirão a alteração.

 

Download e controles do SchwarzonatorII

 

Você pode baixar o SchwarzonatorII/TheLittleBrother gratuitamente diretamente no site da Ableton, neste link aqui. Não esqueça de fazer o seu cadastro no site antes, caso ainda não tenha feito. Para download você precisa esta logado no site.

 

Para usuários da versão 9 do Ableton Live, o aplicativo do max também precisa estar instalado e configurado corretamente nas preferências do Ableton.

 

Após o download, dê duplo clique sobre o arquivo .apl para instalação.

O Ableton Live será aberto neste momento e após o término da instalação encontramos o SchwarzonatorII e o The Little Brother no navegador do Ableton em "Places", "Packs" e depois em "Schwarzonator 2 by Henrik Schwar".

Vemos na imagem acima os dois instrumentos do pacote, SchwarzonatorII e The Litlle Brothers.

 

Ao jogar uma instância do SchwarzonatorII em um canal MIDI podemos iniciar escolhendo a escalaque será usada na música. As escalas estão na sessão "Chord Set" e cada nome que encontramos traz uma escala diferente da outra.

Agora podemos escolher um modo de visualização mais simples para o teclado da interface do SchwarzonatorII. Clique sobre o botão "Notes In Set" até ver as notas do piano da forma comum.

Assim fica mais simples visualizar o que está acontecendo com as notas quando as tocamos no controlador MIDI.

Quando tocamos uma nota e ela aparece na cor vermelha no teclado do SchwarzonatorII significa que essa nota está dentro da escala escolhida em chord set. Quando tocamos uma nota e outra na cor verde aparece, significa que a nota tocada foi corrigida pela nota de cor verde. Isso sempre irá ocorre quando tocamos uma nota que não faz parte da escala escolhida na sessão chord set. Dessa forma todas as notas no teclado sempre vão estar corretas para a escala determinada.

Outros controles importantes estão disponível para configurações, são eles:

addnotes

Por este controle inserimos mais notas a nota de entrada tocada no controlador, formando assim acordes. Temos de 0 até 4 notas para somar com a de entrada.

spread

O controle "spread" espalha as notas através das oitavas criando interessantes variações.

random

Escolhendo um valor no controle "random", quando tocamos as notas no controlador MIDI teremos uma alteração dessas notas para cima ou para baixo nas oitavas quando passar pelo SchwarzonatorII. Experimente tocar sempre uma mesma nota e repare no SchwarzonatorII que irá aparecer uma combinação diferente a cada tocada em sua interface.

octave

Com o controle "octave" podemos mover todas as notas juntas acima ou abaixo até o limite de 3.

dynamic

No controle "dynamic" conseguimos deixar as notas tocadas sempre recebendo uma alteração em seus valores de velocity. Sendo assim todas as vezes teremos uma variação de volume das notas que estivermos tocando no controlador MIDI.

select

O controle "select" permite alterar a opção da escala na sessão chord set, bem interessante para criar combinações entre as escalas disponíveis.

Todos os controles acima podem ser automatizados, permitindo criar e gravar alterações nos valores dos controles.

Uma observação interessante de citar é que veremos sempre no Ableton Live o SchwarzonatorII e The Little Brother ao lado esquerdo do instrumento no canal. Na imagem abaixo podemos ver o instrumento "Kontakt" da Native Instruments e o SchwarzonatorII ao seu lado esquerdo.

Isso ocorre porque ambos instrumentos max são efeitos do tipo MIDI, afetando apenas os sinais do tipo MIDI. Efeitos do tipo audio como reverbs ou delays sempre ficam ao lado direito dos instrumentos nos canais do Ableton Live.

No exemplo acima o canal com o instrumento Kontakt está carregado com um som de piano. No mesmo canal temos um SchwarzonatorII inserido, assim todas as notas MIDI tocadas para este canal serão ajustadas para a escala selecionada.

Outros canais MIDI deste projeto contendo instrumentos como baixo, pads e arpegios estão com instâncias do The Little Brother para seguirem as mesmas alterações de notas do canal de piano com o SchwarzonatorII.

Faça alguns testes e surpreenda-se com as variedades de combinações para acordes ou melodias que estes dois instrumentos max for live podem oferecer.

Deixe seu comentário, compartilhe e boas produções.

 

Equipe IME.

 

Redes Socias

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

 Rua: Alceu Wamosy, 26, Vila Mariana - CEP: 04105-040 - 

Segunda-Sexta 10:00am-10:00pm, Sábados 09:00am-8:00pm