MIX & MASTER -  Mixando hi-hats, crash, open-hats e rides.

NÍVEL: MÉDIO

PRÉ-QUISITOS: Saber operar o D.A.W, noções de equalização e equalizadores, conhecimento sobre regiões de frequências.

Este é o segundo tutorial direcionado a mixagem e masterização, veremos aqui como trabalhar a mixagem dos pratos de uma bateria deixando a mix mais limpa e equilibrada.

Usaremos para este tutorial os plugins nativos do Ableton Live "EQ Eight", "Spectrum" e "Simpler". Se você usa outro software, procure na lista de plugins nativos se não existem instrumentos equivalentes aos utilizados no Ableton Live. Plugins externos também podem ser usados tranquilamente, escolha a gosto.

Vamos lá!

 

Conceitos e plugins

 

Por muitas vezes não damos tanta importância para os pratos da bateria no momento da mixagem. Eles irão determinar como sua bateria irá soar junto com os demais elementos da música e também como irá soar sua mix final.

A maior parte dos ajustes necessários serão realizados utilizando um equalizador. Usaremos o "EQ Eight" nativo do Ableton Live mas você pode escolher outro de sua preferência.

Muitos dos nosso alunos e também professores utilizam o equalizador da empresa Fabfilter, o "Pro-Q2".

O Importante neste momento da escolha do equalizador é optar por equalizadores mais limpos, ou seja, não precisamos de equalizadores que vão trazer alguma coloração extra para o sinal.

Outro plugin que será usado neste tutorial é o também nativo do Ableton Live "Spectrum", um analizador de frequências encontrado na sessão "Audio Effects" do Ableton. Ele irá nos ajudar a identificar frequências problemáticas visualmente e a partir dai vamos conseguir ajustar-las utilizando o equalizador. Novamente, se você usa outro software veja se não existe um plugin de análise de frequências já disponível ou use seu plugin externo favorito.

No geral o trabalho será bem simples de executar, e depois de entender o conceito é só aplicar em todos os canais de pratos que existirem no projeto.

 

Carregando os plugins nos canais

 

Em cada um dos canais contendo os pratos da bateria vamos inserir o equalizador escolhido. No canal master insira o plugin de análise de frequências. No Ableton Live o equalizador "EQ Eight" se encontra na lista dos "Audio Effects".

Os pratos do nosso projeto foram criados com samples vindos de um pacote de samples. O instrumento usado para tocar os samples foi o "Simpler" nativo do Ableton Live.

Controlando os transients

Antes do começar a parte de equalização vamos realizar um ajuste para controle de transients dos pratos. Na maior partes das vezes pratos de baterias eletrônicas como hi-hats, open-hats, chash e rides vem com attack forte e que podemos suavizar.

Com o instrumento Simpler do Ableton Live conseguimos este controle dos transients muito fácil. Trabalhando dentro do Simpler no modo "Classic" temos na parte inferior direita de sua interface os controles de ADSR. Ajustando o controle "Attack" conseguimos cortar um pouco dos transientes mais fortes que estão presentes no início do sample.

Abaixo ouça os exemplos em áudio com dois pratos de baterias eletrônicas, o prato fechado (hi-hat) é da 707 Roland e o prato aberto (open-hat) de uma 909 Roland.

 

O primeiro deles vai estar com seus transientes por completo e o segundo com o ajuste do attack.

Vamos começar com o exemplo do hi-hat da 707.

707 hihat (normal) -
00:00 / 00:00
707 hihat (com ajuste) -
00:00 / 00:00

Agora com o open-hat da 909.

909 openhat (normal) -
00:00 / 00:00
909 openhat (com ajuste) -
00:00 / 00:00

Este simples ajuste no controle attack permite cortar ​os primeiros transientes mais fortes de um prato deixando o som mais suave e menos super agudo.

Identificando frequências indesejadas com analisador de spectrum.​ 

 

Com o primeiro ajuste de transients feito podemos nos concentrar então nos cortes de frequências indesejadas que os pratos podem conter. Usaremos para identificar tais frequências o analisador de spectrum anteriormente inserido no canal master do projeto.

Durante a analise devemos fazer os passos um canal por vez e com o mesmo solado. Desta forma vamos conseguir ver as frequências individuais de cada canal no analisador e achar frequências com ressonâncias indesejadas.

Vamos começar ajustando a resolução do Spectrum no campo "Block", escolha o valor de 16384. Isso fará com que a imagem apresentado no display seja apresentada com mais definição.

Agora escolha o primeiro canal a ser equalizado e deixe o mesmo solado.

Deixe então o projeto em reprodução e vamos dar uma olhado no Spectrum.

Na imagem acima podemos ver que display central do Spectrum está agora separado e maior. Para deixar da mesma forma apenas clique sobre o pequena desenho de um triângulo ao lado do nome Spectrum na parte inferior esquerda do Ableton.

O desenho do sinal vai ser apresentado assim que o projeto estiver em reprodução, veja na imagem a seguir.

Assim como em um equalizador paragrafico, temos a visualização de todas as frequências distribuídas da esquerda para direita. No extremo esquerdo temos a região das frequências mais sub-graves e graves, no centro temos as frequências médias e a direita as frequências mais agudas.

No caso dos pratos as frequências mais importantes vão estar localizadas a partir da metade do display no Spectrum até o extremo direito. Podemos ver na imagem acima mais energia das frequências justamente do lado direito do display.

As frequências que podem estar com ressonâncias indesejadas vão estar representadas no display como pontas mais destacadas, na parte superior. Na imagem a seguir veja como podemos identificar facilmente tais pontas em algumas frequências. Destacamos 3 com as setas para melhor localização.

Agora ao posicionar o mouse sobre as pontas no display podemos ver qual é o valor exato da frequência. Veja que no canto inferior esquerdo do display temos o campo que nos informa o valor da frequência, a nota correspondente desta frequência e a amplitude da frequência (dB).

Anote então os valores das principais frequências com esta ponta mais destacadas no gráfica, vamos precisa lembrar no próximo passo os valores para usar no equalizador.

Trabalhando as frequências problemáticas com equalizador

 

Após já termos identificado algumas frequências com o analisador é hora de realizar os ajustes de correção em cada uma delas. Para isso vamos trabalhar com o equalizar paragrafico "EQ Eight" do Ableton Live mas lembrando, você pode usar qualquer um de sua preferência.

O EQ Eight traz 8 filtros de equalização mas não vamos usar todos. O idéia é achar as principais frequências problemáticas. Na imagem do analisador havíamos encontrado 3 picos de frequências em maior destaque então vamos iniciar por elas.

Com aqueles valores anotados anteriormente podemos escolher o primeiro filtro de equalização e inserir este valor no controle de frequência do filtro.

 

Na imagem a seguir vemos o display do EQ Eight mais ampliado para facilitar o trabalho. Para isso basta clique sobre o desenho de triângulo no canto superior esquerdo do EQ Eight.

A primeiro filtro escolhido no nosso exemplo será o 3. Na imagem abaixo vemos mais ampliado todos os controles do filtro 3 do EQ Eight.

Clicando duplo sobre cada controle podemos inserir os valores digitando os mesmo no teclado numérico. Dessa forma conseguimos trabalhar em cima de uma frequência exata.

A primeira frequência que vamos analisar, de acordo com o analisador do canal master, será a de 3.76Khz. Após inserir este valor no controle "Freq" do filtro 3, vamos para o controle abaixo que é o "Gain". Vamos inserir o valor máximo de ganho, 15dB. Em seguida vamos inserir o valor de "10" no próximo campo, o "Q". A curva do filtro também é muito importante para este tipo de trabalho, escolha a curva "Bell". Com tudo certo o desenho do filtro 3 no display do EQ Eight fico como na imagem abaixo.

Agora vamos deixar o projeto em reprodução e ouvir o resultado do ganho aplicado na frequência de 3.76Khz. O que devemos ouvir para saber se a frequência está com problema de ressonância é um tipo de som de apto, quase como um timbre de um sino. ​É possível também ir mexendo no controle freq do filtro para tentar achar algum ponto em que este som de sino ou apto esteja mais forte. Quando achar é exatamente neste ponto que iremos cortar alguns decibéis para reduzir a ressonância.

Ouça a seguir o audio de exemplo da frequIencia de 3.76Khz sem nenhuma equalização, com ganho de 15dB em 3.76Khz e depois com corte de -5dB também em 3.76Khz.

Exemplo 01 - sem equalização

707 hihat (sem EQ) -
00:00 / 00:00

Exemplo 02 - com ganho em 3.76Khz.

707 hihat (com ganho) -
00:00 / 00:00

Exemplo 03 - com corte de -5dB em 3.76Khz.

707 hihat (com corte) -
00:00 / 00:00

Nos exemplo de audio acima fica claro o som de apto do audio do exemplo 02 e comparando o exemplo 01 com 03 da para perceber o som de sino desaparecendo. É exatamente isso que precisamos aprender a perceber quando estivermos tratando os pratos com essa técnica.

Na imagem acima podemos ver o corte de -5.48dB ajustado no controle de ganho do filtro 3 e atuando sobre a frequência de 3.76Khz.

Repita este processo nas demais frequências que o analisador de frequências mostrou no canal master, também tente achar essas frequências ressonantes apenas com o ouvido. Execute este mesmo processo em todos os canais de pratos da sua bateria e depois que a mixagem estiver pronta sinta as diferenças.

Esperamos que este tutorial ajude a melhorar as suas mixagens e fica atento que logo logo vem mais.

Se você curtiu as dicas deste tutorial não deixe de compartilhar com os amigos produtores certo.

INSTAGRAM

FACEBOOK

 

Deixe também sua pergunta ou comentário!

Equipe IME.

PRODUÇÃO MUSICAL
ABLETON LIVE 9 - LEVEL 1

 

Curso indicado para iniciantes, dj's e produtores que buscam um conhecimento completo e prático sobre gravar, editar e tocar músicas com Ableton Live. Ao término deste módulo o aluno estará apto a montar seu próprio home-estúdio e produzir sua idéias musicais utilizando os recursos e ferramentas que o Ableton Live oferece.

 

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Ableton Live 9 e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.

 

Redes Socias

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

 Rua: Alceu Wamosy, 26, Vila Mariana - CEP: 04105-040 - 

Segunda-Sexta 10:00am-10:00pm, Sábados 09:00am-8:00pm