Mix e Master

SideChain, entenda como funciona e sua aplicabilidade dentro da mix.

NÍVEL: INICIANTE

 

Diante das inúmeras técnicas dentro do processo de produção de música eletrônica, uma que se destaca e você vai ouvir falar muito será a compressão sidechain. Neste tutorial vamos analisar como funciona este tipo de compressão e quais são suas aplicações dentro da mixagem, usando-a para causar um efeito ou para corrigir problemas na mix.

 

Vamos entender inicialmente o que é e para que serve a compressão. Na maioria das vezes a compressão é aplicada para controlar a dinâmica, ou seja, deixar os diferentes picos de volume de um som mais nivelados. Iremos falar um pouco mais a respeito do compressor e suas aplicações em um outro tutorial, aqui vamos nos concentrar apenas na idéia sobre a técnica sidechain.

 

Quando usamos o compressor em modo sidechain no canal, teremos como resultado uma redução de volume causada a partir de um sinal de outro canal. Confundiu? Calma, respire fundo e vamos seguir... Um exemplo comum dentro do gênero eletrônico consiste em jogar o compressor no canal, ativar o modo sidechain no compressor e por fim endereçar o sinal do canal de bumbo para dentro do compressor. Assim toda vez que o bumbo tocar o instrumento com o compressor em sidechian irá baixar de volume.

 

O efeito causado neste exemplo muitas vezes é descrito pelos produtores como dar aquele “pumping” no som. Na realidade o que estamos percebendo é o volume subindo e descendo de forma continua e ritmica dentro do tempo. Este tempo em que o som baixa e sobe é comandado pelo bumbo e então temos o efeito "pumping". 

 

Você pode aplicar o mesmo esquema em linhas de percussão, hi-hats, bass, loops ou qualquer outro elemento mais ritmado. Faça o teste e irá se surpreender.

Aplicando o Sidechain

 

Agora vamos ver como configurar o compressor em um canal para execução da técnica sidechain. Para obter sucesso é preciso ter um conhecimento básico dentro do seu programa, neste caso usaremos o software Ableton Live 9.

Abra um projeto novo e carregue um instrumento virtual de sua preferencia, aqui iremos usar o "Operator" um dos sintetizadores virtuais nativos do Live. 

O timbre usado é o padrão mesmo, agora crie um clip e grave um acorde com no mínimo 8 tempos de duração. Aqui gravamos isso:

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Escolhemos um acorde longo porque é mais fácil de ouvir o efeito acontecendo em cima do som.

Ok, agora no navegador vá na sessão "audio effects" e arraste o Compressor para o canal dos instrumento. Na imagem abaixo podemos ver o sintetizador Operator e o compressor juntos.

Na imagem acima podemos ver o compressor já com sua sessão sidechain aberta e ativa. Se o compressor estiver com a sessão sidechain fechada como na imagem a baixo, clique na pequena seta no canto superior esquerdo.

Assim uma nova parte no compressor será apresentada e nela iremos ativar o sidechain.

Clique no botão sidechain no canto esquerdo do compressor para ativar-lo. Como falamos anteriormente, é muito comum no gênero eletrônico o bumbo ser o responsável pela envio do sinal ao compressor em sidechain. Então agora precisamos abrir outro canal MIDI e criar um instrumento para o bumbo. Escreva um clip com notação ritma padrão 4X4, assim:

Facebook

Em seguida abaixo na sessão "Audio From" selecione o canal do bumbo recém criado. Com tudo feito o compressor deve estar configurado como na imagem abaixo.

Finalmente ajuste o controle "Thresh" do compressor como na imagem abaixo.

Pronto! Agora podemos tocar o acorde e bumbo juntos para ouvir o resultado. A seguir temos dois outros áudios do nosso projeto. O primeiro podemos ouvir o acorde com efeito sidechain sem o bumbo. O segundo podemos conferir o bumbo e acordes juntos com o efeito sidechain nitidamente audível.

 

Audio 01

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Audio 02

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Faça o teste com diferentes configurações nos controles de threshhold, attack, release e ratio.

 

Existem outras aplicabilidades na compressão em sidechain, por exemplo para deixar o bumbo com mais presença e força na mix ou para ajudar problemas relacionados a conflito de frequências entre bumbo e baixo.

 

Esperamos este tutorial enriqueça o seu conhecimento e que faça uma diferença positiva dentro do seu trabalho.

 

 

Nos vemos em outro tutorial.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
CURSO PRODUÇÃO MUSICAL
ABLETON LIVE 10 - LEVEL 1

 

Curso indicado para iniciantes, dj's e produtores que buscam um conhecimento completo e prático sobre gravar, editar e tocar músicas com Ableton Live. Ao término deste módulo o aluno estará apto a montar seu próprio home-estúdio e produzir sua idéias musicais utilizando os recursos e ferramentas que o Ableton Live oferece.

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Ableton Live 9 e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.

 
PRECISA DE AJUDA?

Entre em contato

Via Whatsapp:

+55 11 98364-2226

Ou pelo Telefone:

+55 11 3895-8085
 

E-mail: contato@ime.mus.br

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

IME - Instituto de Música Eletrônica

Rua Alceu Wamosy,26, Vila Mariana, São Paulo - SP

CEP: 04105-040

CNPJ 28.085.530.0001-07

FADER BRANCO.png