Slice, desconstruindo e reconstruindo loops.

NÍVEL: MÉDIO

A última atualização 9.5 para Ableton Live trouxe novos recursos e melhorias significativas para o programa. Neste tutorial vamos falar sobre a técnica de desconstrução e recontrução de loops, muito útil para personalizar e descaracterizar idéias prontas. Usaremos apenas os novos recursos do sampler nativo Simpler que permite diferentes formas de edição e reprodução.

 

A idéia aqui será criar edições em um loop para descacterizar-lo o máximo possível, evitando por exemplo que alguma parte da música fique igual a de outro produtor. Coleções de loops encontradas a venda na internet estão provavelmente em uso por outros produtores ao redor do mundo. É sempre uma boa idéia editar e modificar loops deste tipo. A seguir veremos como trabalhar em cima do loop modificando e reconstruindo a idéia central.

 

O novo Simpler

 

O sampler nativo Simpler foi quase totalmente reformulado, agora vem com 3 modos de reprodução e o sistema Warp integrado em todos eles. Com isso a nova versão do Simpler ganha a capacidade de reproduzir loops em diferentes tons sem que o bpm original do mesmo acelere ou diminua.

Os seis diferentes modos de Warp proporcionam timbres bem interessantes, experimente alterar as configurações de cada modo para obter diferentes resultados sonoros. Geralmente o modo "Beats" é indicado para loops de bateria ou percussões. Em caso de vocais os modos "Complex" são mais indicados para deixar a voz o mais original possível.

Ao lado esquerdo encontramos as três janelas de seleção com os modos: Classic, 1-Shot e Slice. Em "Classic" temos as caracteristicas de reprodução normais do simpler com seus controles de loop, ajuste de posição inicial e final, ganho de volume, fade, etc...

No modo "1-Shot" encontramos duas formas de reprodução, "Trigger" que toca o loop por completo apenas precionando uma vez qualquer nota e "Gate" que toca o loop conforme o tempo em que a nota permanece precionada.

Por fim temos o modo "Slice" que sem dúvida é o mais interessantes dos três. Ao selecionar percebemos que durante toda extensão do loop foram inseridas pequenas marcações na cor vermelha. Cada uma dessas marcações é um corte no loop e cada pedaço terá duração até a próxima marcação a frente.

Neste exemplo usamos um loop tirado de alguma coleção Loopmasters. Por ser um loop de baixo, de preferência escute através dos seus monitorers de audio ou um fone de ouvido com boa representação de frequências graves. Sons mais graves não são oudíveis em autofalantes de computadores ou pequenos fones de ouvido. 

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Slice Loop

 

Certo, vamos editar o loop escolhido e criar outra idéia totalmente diferente da original com os recortes. Para melhorar a visualização dos cortes vamos ampliar a janela central do Simpler, para isso clique no pequeno triângulo no canto superior esquerdo.

Agora uma nova janela é apresentada acima da janela de detalhes e vemos com mais detalhes as linhas verticais marcando os cortes no loop. Você pode editar cada uma das marcações arrastando, apagando ou criando novas clicando duplo sobre a posição desejada.

A quantidade de marcações também pode ser alterada através do controle "Sensitivity" na parte inferior da janela. Baixando a sensibilidade você vai perceber que as linhas vão desaparecendo deixando menos cortes no loop.

Os modos de reprodução "Trigger" e "Gate" também estão disponíveis na janela Slice e funcionam da mesma maneira como explica anteriormente. Quando tocamos uma nota no modo Slice apenas o pedaço pertencente aquela nota será reproduzido. Alterando o controle "Playback" para "Thru" podemos tocar o loop inteiro a partir da nota tocada, muito útil para o momento de compor novas idéias com os cortes criados. Em "Mono" apenas uma nota - ou pedaço - pode ser reproduzido por vez. Em "Poly" mais de uma nota - ou pedaço podem ser reproduzidos ao mesmo tempo.

 

Bom, definindo então a posição dos cortes podemos tocar cada parte em uma ordem diferente da original criando uma nova idéia. Lembre-se que na janela Slice cada tecla abriga um pedaço do loop recortado. Utilize apenas aqueles que se encaixem bem na sua música e experiemente alterar os tons. 

 

Abaixo escute no audio 1 o loop criado com apenas dois pedaços do original e no segundo audio a nova idéia junto com uma base ritmica.

 

Audio 1

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Audio 2

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Veja como uma simples idéia com dois pedaços criou um sequência de baixo mais reta e interessante para a base de bateria. Ainda podemos ir mais a fundo na edição do loop utilizando por exemplo a alteração de tonalidade ou um filtro e assim por diante.

 

Esperamos que este breve tutoria ajude seu processo criativo e abra novos caminhos para as suas produções.

 

Até o próximo tutorial.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
CURSO PRODUÇÃO MUSICAL
ABLETON LIVE 10 - LEVEL 1

 

Curso indicado para iniciantes, dj's e produtores que buscam um conhecimento completo e prático sobre gravar, editar e tocar músicas com Ableton Live. Ao término deste módulo o aluno estará apto a montar seu próprio home-estúdio e produzir sua idéias musicais utilizando os recursos e ferramentas que o Ableton Live oferece.

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Ableton Live 9 e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.