ACAPELAS -  Warping de acapelas com Ableton Live.

NÍVEL: MÉDIO

 

 

Trabalhar com acapelas pode não ser uma tarefa simples dentro do processo de produção musical. Por mais que seja apenas encaixar o vacal da acapela na base da música, quase sempre é necessário um ajuste aqui e outra ali. Em muitos casos é preciso ajustar quase que todas as palavras no tempo e isso pode demandar boas horas de trabalho.

 

O recurso Warp do Ableton Live facilita este tipo de trabalha permitindo que seja feito um ajuste de posição em qualquer parte do audio. Neste tutorial vamos mostrar como deixar uma acapela que está fora de métrica tocando novamente dentro do tempo. Estamos usando a versão mais recente do Ableton Live Suite, a 9.5. Aconselhamos o uso da mesma para que você possa executar este passo-a-passo com sucesso.

 

 

Identificando BPM e metrônomo

 

Para este tutorial escolhemos uma versão (não original) da acapela "Everybody Dance Now" do grupo C&C Music Factory. Primeiro vamos descobrir a velocidade original da acapela para o caso do Ableton identificar errado.

 

Na parte superior do Ableton Live encontramos o botão "Tap" no canto esquerdo. Clicando sobre este botão seguindo um ritmo o Live calcula e mostrar o valor de bpm do ritmo tocado. O valor será apresentado no campo "bpm" ao lado do botão Tap.

Agora vamos a janela de preferências do Ableton e na aba "Record/Warp/Launch" desmarcar a última opção "Start Playback With Tap Tempo". Isso irá impedir que o programa entre em reprodução sempre que você clicar no botão Tap.

Já podemos então abrir a acapela dentro do Live e verificar o valor de bpm que o programa irá definir. Este valor é apresentado no campo "Seg.BPM" localizado na janela "Sample" parte inferior do programa. Acima temos o botão que ativa e desativa o recurso Warp para região de áudio.

Como vemos na imagem acima, o valor definido foi de 159.53 bpm. Em alguns casos o Live calcula o valor de tempo dobrado ou dividido. O botão "Tap" pode resolver a dúvida sobre o tempo já que ao clicarmos nele em sincronismo com algum ritmo teremos o valor de tempo exato. Antes de iniciar o teste com Tap vamos desligar o botão "Warp" para que a velocidade da acapela não se altere enquanto clicamos no botão.

O resultado com o Tap  foi 117.19 bpm ou 117 arredondando. Uma diferença grande em relação aos 159 que o Live definiu anteriormente. 

Ponto de inicio e modo de Warp

 

Ok, sabemos o tempo exato da acapela e agora podemos prosseguir verificando o ponto inical dela e se existe alguma parte tocando fora de tempo. Para isso vamos ligar novamente o Warp e junto também o metrônomo. O metrônomo nos da uma contagem de tempo exata como referênca e nos ajuda a perceber se alguma parte da acapela está fora.

Na imagem a seguir podemos ver a acapela posicionada na time-line e o metrônomo ativo para contagem de tempo.

Nesta acapela o ponto inicial 1 estava um pouco antes da posição correta como vemos na imagem abaixo e precisou ser ajustado. É importante encontrar o ponto incial do vocal para que a contagem junto com metrônomo faça sentido.

Para corrigir posicione o cursor no local correto e clique com o botão direito do mouse, em seguida escolha a opção "Set 1.1.1 here". A imagem a seguir mostra a posição correta e será a partir dali que a acapela será reproduzida. 

Com o ponto inicial setado ao reproduzir ouvimos isso:

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Ouvimos claramente o vocal começando junto com o bip do metrônomo e logo após a metade da duração vai ficando cada vez mais fora.

 

Aqui entra o recurso Warp do Live. Com ele podemos jogar para frente ou para trás qualquer parte da acapela. Ajustando o modo de Warp para "Complex Pro" garantimos que o timbre da voz irá ficar o mais próximo do original, sempre que existir mudança alteração de bpm ou os ajustes com Warp

Daqui para frente não existe segredo, a coisa é percepção auditiva e prestar atenção no desenho do áudio para identificar onde estão os pontos que saem fora do bip de contagem. Abaixo segue a imagem mostrando os pontos principais da nossa acapela que precisaram ser ajustadas. ouvimos isso:

Foram necessários seis pontos de warp para ajustar as partes que estavam fora. Uma dica, trabalhe com o grid desligado para um ajuste mais fino. Ouça vamos ouvir o áudio da acapela com os ajustes acima, perceba que tudo toca dentre do tempo.

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Esperamos que este tutorial ajude seu processo criativo e abra novos caminhos para suas composições.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
CURSO PRODUÇÃO MUSICAL
ABLETON LIVE 10 - LEVEL 1

 

Curso indicado para iniciantes, dj's e produtores que buscam um conhecimento completo e prático sobre gravar, editar e tocar músicas com Ableton Live. Ao término deste módulo o aluno estará apto a montar seu próprio home-estúdio e produzir sua idéias musicais utilizando os recursos e ferramentas que o Ableton Live oferece.

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Ableton Live 9 e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.

 
PRECISA DE AJUDA?

Entre em contato

Via Whatsapp:

+55 11 98364-2226

Ou pelo Telefone:

+55 11 3895-8085
 

E-mail: contato@ime.mus.br

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Ícone do App Instagram

IME - Instituto de Música Eletrônica

Rua Alceu Wamosy,26, Vila Mariana, São Paulo - SP

CEP: 04105-040

CNPJ 28.085.530.0001-07

FADER BRANCO.png