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VOCODER -  Criando texturas para vocais.

NÍVEL: MÉDIO

 

 

Quando o assunto é tratamento de vocais, o uso de vocoders pode ser uma boa escolha para criar diferentes tipos de texturas sobre a voz. Um exemplo bem clássico de vocais com vocoder é o duo francês Daft Punk. Praticamente todas as músicas com vocais dos caras tem algum efeito de vocoder, muitas vezes robóticos e outras mais suaves e músicais.

Neste tutorial iremos mostrar como trabalhar texturas para um vocal usando o vocoder nativo do programa Ableton Live 9. Caso você use outro progrrama veja se existe um vocoder nativo, ou instale um vocoders de outro fabricante como o gratuito TAL-Vocoder.

 

 

Primeiros passos 

 

Para começar precisamos de um vocal o mais natural possível, sem estar processado com muitos efeitos. Podemos gravar o vocal caso um microfone esteja disponível ou usar alguma biblioteca de acapellas e vocais. Após decidido, carregue o vocal em um canal de audio e certifique-se de deixar a opção "Complex Pro" selecionada para o modo de warp. Dessa forma caso o tempo do projeto esteja muito diferente do tempo original do vocal o mesmo não terá problemas com distorções ou alterações de tonalidade.

Escolhemos para o nosso exemplo um vocal tirado de uma biblioteca de samples que esta mais natural e apenas com um pouco de reverb, o vocal é este:

Unknown Track - Unknown Artist
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Agora no navegar do Ableton Live selecione "Audio Effects" e encontre na lista o instrumento "Vocoder". Arraste-o sobre o canal de audio do vocal.

A partir dai o vocal já será alterado pelo vocoder e podemos ajustar alguns controles para experimentar diferentes resultados. O controle "dry/wet" permite controlar a quantidade do efeito vocoder sobre o audio original. Em 100% como na imagem acima ouviremos somente o vocal com efeito. Caso queira deixar um pouco da voz original junto com o efeito vá ajustando valores menores a 100% de porcentagem no dry/wet.

Os controles "Bands", "Range", "BW" e "Formant" são os que mais modificam a textura no vocoder.  O nosso vocal depois de alguns ajustes ficou assim:

Unknown Track - Unknown Artist
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Criando textura robótica 

 

Para uma textura mais robótica precisamos inicialmente ajustar o vocoder de "Noise" para a opção "External" no canto superior esquerdo. Com o vocoder em modo external, podemos endereçar um sinal de outro canal para dentro do vocoder gerando uma textura robótica. Outra caracteristica interessante deste modo é o fato da voz ser modulada de acordo com a harmonia do som enviado, ou seja, se for enviada uma melodia o vocal vai seguir os tons da melodia.

Na imagem acima podemos ver a opção "External" selecionada e logo abaixo em "Audio From" o canal "SYNTH" criado para mandar acordes ao vocoder e modular o vocal. Ouça abaixo o som dos acordes do canal SYNTH:

Unknown Track - Unknown Artist
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Agora deixamos o canal "SYNTH" em reprodução e mutado, assim ouvimos apenas o canal do vocoder. Nosso exemplo ficou assim:

Unknown Track - Unknown Artist
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O resultado já é bem interessante e como podemos ouvir o vocal seguiu os tons do acorde. Experimente mais algumas modificações nos controles do vocoder descritos anteriormente para obter outros resultados.

 

Bons estudos!

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