SOUND DESIGN -  Criando 808 Trap Kick Drum.

NÍVEL: AVANÇADO

 

Este é o primeiro de uma série de tutorias onde abordaremos o desenvolvimento de sons e timbres a partir de um sintetizador, assunto conhecido também por síntese sonora. Aqui veremos como criar um kick drum estilo 808 para Trap Music utilizando o sintetizador Massive da Native Instruments. Procure seguir cada passo com atenção, dessa forma o resultado final será positivo ao término do tutorial.

 

 

Primeiros passos 

Abra um canal MIDI e nele insira o instrumento Massive.

Agora vamos zerar todos os controles do Massive e dessa forma começar a trabalhar o timbre para o kick do zero.

Para inicializar o Massive clique em "File" ao lado direito no nome Massive.

Selecione a opção "New Sound".

Ok, os principais controles e parâmetros do Massive foram zerados restando apenas mais alguns passos antes de iniciar de fato a construção do timbre. 

Na parte inferior direita do Massive temos a sessão "Macro Control", lá veremos no macro 1 o controle "1vibrato" já ativo.

Clique com direito em cima do macro 1 e escolha a opção "Clear Macro #1".

Na parte central da interface do Massive podemos ver algumas abas referentes as sessões de controles e configurações do Massive. Vamos começar pela aba " VOICING".

Clicando nesta aba acessamos os controles relacionados a quantidade de vozes que o Massive irá reproduzir, ou seja, quantas notas ao mesmo tempo ele poderá tocar. Como aqui faremos um kick vamos deixar a opção "Monophon" selecionada, assim apenas um nota por vez poderá tocar o sintetizador. Repare que agora não será possível por exemplo tocar um acorde, faça o teste.

Vamos agora na aba central "OSC".

A primeira sessão que vamos configurar aqui é a "Glide", deixe o controle "Time" zerado.

O controle glide faz com que uma nota se sobreponha sobre a outra quando tocamos, executado um efeito de subida. Ouça abaixo o exemplo.

Com Glide

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Sem Glide​

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Prosseguimos então para "Oscillators Phases". Deixe selecionada a opção "Restart via Gate" para que o som fique mais consistente e todas waves tables toquem a partir do mesmo ponto.

Iniciando a construção do timbre

Terminada a primeira etapa dos ajustes vamos dar inicio a construção do timbre. A primeira questão básica neste ponto é saber que os osciladores são os geradores dos sons. Podemos ver os três osciladores do Massive ao lado esquerda da interface. Nos osciladores escolhemos as Wave Tables que nos proporcionam diferentes formas de ondas para diferentes tipos de sons.

Vamos usar apenas um oscilador, deixe os demais desligados. Em seguida vamos escolher a wave table para o kick. A sessão ao lado do botão que liga ou desliga o oscilador é onde abrimos a janela contendo os diferentes tipos de onda do oscilador.

Abrindo a janela vemos as categorias na parte superior (VA, Basic, Analog/Eletric, Digital/Hybrid e FX/Chords) que nos dão diferentes opções de timbres.

Escolha a wave table "Sin-Square" da categoria "basic" e ajuste o controle "Wt-position" para posição zero como na imagem abaixo. Perceba que alterando a posição do wt-postion o som vai se alterando.

Logo ao lado do controle wt-position temos o controle de "Pith" que permite deixar o som mais agudo ou grave. Vamos ajustar aqui para -24 como na imagem abaixo e tocando o dó central (C3) ouviremos um som que era antes agudo agora grave.

Na sessão de filtro do Massive, deixe os controles zerados para que os filtros não afetem o som do kick. Veja na imagem abaixo como deixar os controles ajustados e não esqueça de desligar os botões ao lado do nome "FILTER 1" e "FILTER 2".

Modulação do timbre

Nessa parte iremos moldar o timbre do bumbo usando dois envelopes, um para o pitch e outro para amplitude. Como na imagem abaixo, vamos selecionar o envelope 1 "1Env" e deixe os controles de attack, decay, release iguais da imagem abaixo.

Em seguida clique sobre o símbolo de cruz ao lado do nome "1Env" e arraste até o pequeno quadrado abaixo da sessão "pitch" no oscilador 1. 

Se estiver certo você terá os ajustes como na imagem a seguir.

Ajuste o campo "0.00" para "16.00", podendo variar de acordo com seu gosto.

Neste ponto o timbre ja esta quase finalizado restando apenas agora modular o envelope de amplitude e inserir algumas texturas.

Selecione então o envelope 4 "4Env" e deixe os controles iguais da imagem abaixo.

Finalmente já conseguimos agora ter o timbre desejado e tocando em notas diferentes teremos as variações de tons para o kick.​ Ouça abaixo o resultado final até este ponto.

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Aqui o kick mais algumas peças de bateria 808.

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Acrescente texturas como por exemplo a sessão "Noise" do Massive que pode ajudar a obter um timbre mais característico. Como já fizemos anteriormente, clique sobre o símbolo de cruz ao lado do nome "1Env" e arraste até o pequeno quadrado abaixo do controle "Amp" na sessão Noise do Massive.

Agora clique sobre o numero 1 e arraste para cima até chegar na quantidade de noise desejado para o timbre do kick final.

E aqui terminamos o primeiro de uma série de tutorias que irão abordar o tema "sínteses sonora" e como construir do zero variados tipos de sons.

Até o próxima!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
CURSO PRODUÇÃO MUSICAL
ABLETON LIVE 10 - LEVEL 1

 

Curso indicado para iniciantes, dj's e produtores que buscam um conhecimento completo e prático sobre gravar, editar e tocar músicas com Ableton Live. Ao término deste módulo o aluno estará apto a montar seu próprio home-estúdio e produzir sua idéias musicais utilizando os recursos e ferramentas que o Ableton Live oferece.

Clique aqui para maiores detalhes sobre o curso de produção com ênfase no software Ableton Live 9 e informações sobre datas, valores e formas de pagamento.