top of page

Versão 2.0 do protocolo MIDI vem ai.

O MIDI 2.0, especificação musical e artística de última geração que aprimora praticamente todos os aspectos das especificações MIDI 1.0 originais de 1983, fez sua estreia mundial na feira comercial da indústria musical de Winter NAMM. Os usuários atuais de MIDI queriam expressividade mais diferenciada, maior resolução e maior facilidade de uso, mas também exigiam compatibilidade com bilhões de dispositivos MIDI 1.0 existentes. O conjunto de especificações MIDI 2.0 adotadas na reunião Winter NAMM 2020 da MIDI Manufacturers Association cumpre essas promessas.

Agora, os fabricantes podem começar a criar produtos com a confiança de que trabalharão não apenas com o novo equipamento MIDI 2.0, mas também com o equipamento MIDI legado. Além disso, a Roland lançou o A-88 MK - o primeiro teclado controlador pronto para MIDI 2.0. Ele cumpre a promessa de maior expressividade do MIDI 2.0 graças à maior resolução do controlador e velocidade, juntamente com a capacidade de tirar proveito da vasta gama de controladores do MIDI 2.0.


As sessões educacionais MIDI 2.0 que faziam parte do A3E (Advanced Audio + Applications Exchange) atraíram multidões, ressaltando o interesse no que muitos estão chamando de avanço mais significativo na indústria da música em décadas. O MMA também teve uma presença no estande, dando aos fabricantes de dispositivos MIDI a oportunidade de demonstrar seus produtos mais recentes para revendedores, músicos e a mídia.


Enquanto isso, a MIDI Association - a comunidade global gratuita de pessoas que trabalham, se divertem e criam com o MIDI - continua a crescer. Agora com mais de 23.000 membros em 113 países, o site midi.org se tornou o epicentro de tudo relacionado ao MIDI, incluindo notícias, aplicativos, artigos e tutoriais, downloads da especificação MIDI, fóruns de discussão e muito mais.


De acordo com o veterano da indústria Gene Joly, atual presidente do MMA, “o MIDI 2.0 está há muito tempo em andamento, porque a indústria queria ter certeza de que criamos algo que seria viável por décadas, estar pronto para novas tecnologias e manter-se para trás compatibilidade com equipamento MIDI existente. E mais uma vez, a indústria da música provou que pode fazer o que poucas outras indústrias fizeram: deixar de lado as diferenças competitivas e se unir para o bem dos artistas criativos em todo o mundo. ”


Últimas Notícias

Instagram

Âncora 1
bottom of page