Qual é o melhor software de detecção de tonalidade para DJs?

A chegada do formato de discotecagem no modo digital (usando computadores e softwares ao invés de cds ou vinil) trouxe novas tecnologias e recursos que causaram uma grande virada de jogo para os DJs nos últimos anos. Um desses recursos que sem sombra de dúvidas facilitou muito a vida dos DJs dentro deste formato foi a detecção de tonalidade. Quando temos o sistema de detecção de tonalidade disponível (através de analise do software de DJ) conseguimos criar a sequência das músicas de maneira harmônica, ou seja, todos os instrumentos e vocais de uma música iram combinar perfeitamente com a música seguinte. Para os ouvintes a mixagem harmônica soa mais confortável já que o que se estava ouvindo em uma música estará em total (ou quase total) combinação com a próxima.


Atualmente temos diversas opções de softwares para DJs que possuem o sistema de análise de tonalidade já embutido. O primeiro deles a surgir no mercado foi o Mixed in Key que não é um softwares para discotecagem digital e sim apenas um programa para realizar a análise de tonalidade.


Então qual seria o melhor sistema de análise de tonalidade da atualidade? Em 2020 um colaborador do Reddit chamado "bascurtiz" fez um trabalho meticuloso de comparação e o resultado pode ser vista na imagem abaixo. Para ver o post original no Reddit clique aqui.


Assim, podemos ver que de acordo com esta pesquisa que a melhor detecção de tonalidade em 2020 ficou para o Mixed In Key com 76,5%, mas do que grandes plataformas como Traktor (73,8%) e Rekordbox (69,2%) que também não estão tão longe atrás. E parabéns ao software de DJ da Hercules, DJUCED, firmemente no segundo lugar! Engine Prime (62,5%), Serato DJ Pro (60,6%) e Algoriddim's djay Pro (61,6%) estão um pouco atrás dos líderes, com Virtual DJ (42,7%) no final.


Agora como agir com base nesta lista de comparação e sistema de análise de tonalidade?


Temos aqui duas questões:

  • Se mesmo o melhor dos melhores (Mixed In Key, 76,5%) adivinhar uma em cada quatro faixas como "errada", você deveria confiar em aplicativos / algoritmos de detecção de chaves?

  • E o que você deve fazer se usar um dos aplicativos de DJ de “menor desempenho”?

Então, primeiro vamos ler o que o criador do Mixed In Key Yakov disse sobre tal discussão:


“Se você der a mesma música para dois músicos humanos, eles concordarão um com o outro 75% das vezes. Se você der a mesma música para Mixed In Key e um músico, eles concordarão um com o outro 75% das vezes. “Análise de tonalidade e humano = concordância de 75%, humano e humano = concordância de 75%. Eles são os mesmos. Não existe 100% de concordância porque os humanos não conseguem nem concordar uns com os outros ”. (Isso significa que seu software não está no topo da lista? Talvez você não deva se preocupar tanto. Por exemplo, por esse cálculo, o Serato está “realmente” certo ”80% das vezes, em comparação com os humanos. )


Sendo assim podemos concluir que é sempre melhor manter e seguir a detecção de tonalidade, indiferente do software. Se você usar Mixed In Key, continue a usar Mixed In Key. Se você é um novo usuário do Serato e começou com a detecção de tonalidade, continue com ela. E assim por diante.


Aqui no IME todos os cursos para formação DJ possuem o estudo sobre mixagem harmônica em seus cronogramas.

Últimas Notícias