Rekordbox agora é oficial no IME.

Com a chegada do novo setup de equipamentos para o curso DJ Profissional novos horizontes foram abertos.


A linha de players XDJ Pioneer oferece possibilidades modernas e trabalha em combinação perfeita com o software Rekordbox.


Todos os modelos atuais de players Pioneer trabalham em total combinação com o software Rekordbox. A lista completa de equipamentos compatíveis com o software Rekordbox pode ser vista aqui.


Por sua vez o software Rekordbox (desenvolvido pela Pioneer) é um tudo em um. Podemos tocar músicas através de um controlador compatível ou XDJ/CDJ compatíveis, controlar iluminação, disparar vídeos e exportar pré-definições para usar-las em players da linha XDJ/CDJ através de um pendrive.


O modo do Rekordbox que permite discotecagem com controlares ou XDJ/CDJ é o Rekordbox DJ.



Essa versão é oferecida gratuitamente junto com todos os modelos de controladores atualmente disponíveis a venda pela empresa. O software é também distribuído separadamente a partir de 129U$ e existem também planos mensais. Abaixo veja a tabela atual de preços do Rekordbox.



O modo gratuito do Rekordbox é o Rekordbox Management. O download pode ser feito direto no site do Rekordbox clicando em "download" no topo do site.



Neste modo podemos preparamos um dispositivo como por exemplo um pendrive para que o mesmo fique totalmente compatível com os modelos de players XDJ ou CDJ compatíveis com o Rekordbox.


Basicamente o primeiro passo dentro do Rekordbox Management é criar as listas de reprodução no "Browser".











Depois que uma lista foi criada podemos então importar as faixas de uma pastas do computador até a nova lista. Este processo é feito geralmente apenas arrastando as músicas desde sua pastas de origem até a lista no browser do Rekordbox. Assim que as faixas são importadas para uma lista o Rekordbox faz uma análise da faixa, obtendo informações como BPM, nível de volume e todas as demais informações contidas no arquivo da faixa.



Quando as faixas já estão analisadas conseguimos por exemplo ver a forma de onda das mesmas e seus respectivos valores de BPM. Podemos então iniciar a marcação dos pontos de hot-cue e looping em cada uma das faixas e salvar-los.


Por último podemos definir através do Rekordbox Management quais recursos e funções serão usados ou não nas XDJ/CDJ. É possível por exemplo ativar o modo de tempo (time mode) ou a função auto-cue e assim por diante.



Quando inserimos um pendrive já criado pelo Rekordbox Management em um XDJ/CDJ o mesmo identifica as definições no pendrive.



Ao carregar as definições recebemos na tela a confirmação de carregamento e todas as definições configuradas no software serão importadas para o XDJ/CDJ.



Algumas das características que tornam a preparação do pendrive no Rekordbox Management antes de usar-lo nos XDJ/CDJ são: